fbpx

5 Motivos para incluir o Mindfulness na sua vida

Se por um lado temos cada vez mais informações disponíveis e mais opções de escolha em todos os campos de nossa vida, também é verdade que nos encontramos sobrecarregados por esses excessos. 

Na atual organização da sociedade, com nossos modos de produção e ritmo acelerado, vemos cada vez mais pessoas estressadas e que, por viverem ocupadas e sempre “correndo contra o tempo”, acabam por deixar o autocuidado de lado, o que alimenta ainda mais o estresse, a ansiedade e a insatisfação de uma forma geral.

É fundamental buscarmos o equilíbrio entre todos os papéis que desempenhamos e em meio às demandas do dia a dia e, para isso, é importante ter foco e clareza de seu propósito, seus valores e objetivos de vida.

E como podemos cultivar esse equilíbrio? 

Como podemos ter foco e clareza, nesse mundo que parece prezar a velocidade e a pressa?

Mindfulness é uma boa resposta!

Embora seja uma prática milenar e tenhamos muitos estudos sendo realizados por diversas universidades mundialmente conhecidas desde a década de 1960, apenas recentemente o Mindfulness tem sido mais divulgado e praticado no Ocidente. 

Atualmente a prática meditativa tem sido muito bem recomendada por profissionais da área da saúde, do bem-estar e do desenvolvimento humano. 

Há protocolos específicos para a redução do estresse, bem como para o tratamento de transtornos psíquicos como ansiedade e depressão. A prática é recomendada também para quem deseja aumentar a qualidade de vida e a saúde de maneira geral. 

Sabemos que os benefícios são inúmeros, passando pela saúde mental, desenvolvimento de novas habilidades e melhorias cognitivas, devido ao aumento das conexões neuronais e ao estímulo cerebral, aumento da percepção de felicidade, dentre muitos outros. 

Se você tem uma rotina atribulada, sente-se estressado e sem energia para acrescentar mais uma atividade no seu dia, te convido a conhecer 05 motivos para incluir a prática de Mindfulness de forma consistente em  sua vida.

Eu garanto que você encontrará ainda mais motivos, quando começar a colher os diversos benefícios que a prática nos oferece.

05 Motivos para incluir o Mindfulness em na sua vida:

1 – Melhora a saúde mental, pois conseguimos reduzir o estresse, a ansiedade, combater sintomas da depressão, melhorar o sono, bem como diminuir a crítica e o julgamento e aumentar nossa abertura e aceitação, nos tornando mais compassivos com os outros e conosco.

2 – Desenvolve e cultiva a inteligência emocional, melhorando nossos relacionamentos pessoais e profissionais, nossas habilidades de liderança, trazendo autoconhecimento e reduzindo a reatividade em situações de estresse, nos permitindo avaliar melhor e responder de maneira refletida aos mais diferentes estímulos.

3 – Colabora com a saúde física em diversas frentes, reduzindo a pressão arterial, aumentando a imunidade, diminuindo a probabilidade de apresentar doenças cardíacas, melhorando a disposição física e mental e podendo ajudar inclusive em processos de emagrecimento e a lidar com distúrbios alimentares. Há ainda diversos estudos comprovando que o Mindfulness é uma ferramenta eficaz para reduzir dores crônicas, tendo ajudado inúmeros pacientes hospitalizados a lidar com a dor e com a percepção de sofrimento que carregam.

4 – É um excelente promotor da neuroplasticidade, a capacidade que o nosso cérebro possui de se adaptar às mais diversas situações e necessidades, bem como desenvolver novas habilidades através da construção e do reforço de novos caminhos neurais. É devido a neuroplasticidade que podemos também mudar o nosso mindset, nos tornando mais positivos e gratos, e também mais assertivos em nossas escolhas e orientados para ações que podem nos levar a novas conquistas e ao alcance de nossas metas.

5 – Autoconhecimento. É a partir do autoconhecimento que conseguimos enxergar ou até mesmo descobrir quais são nossos valores, nosso propósito e o que realmente almejamos para a nossa vida. Juntamente com os demais benefícios e melhorias trazidos pela prática meditativa, estando mais focados, gerenciando melhor nosso estresse e nossas emoções, cientes e conectados com o que realmente importa para nós, podemos nos alinhar e nos equilibrar entre vida pessoal e profissional, trabalhando e vivendo com mais prazer e alegria, além de sentirmos maior satisfação e realização pessoal.

Se você tem dificuldade em estabelecer o hábito da meditaçãovocê pode começar listando as suas motivações, seus interesse e a sua intenção em praticar. 

Fazer da meditação um compromisso com você mesmo, como forma de autocuidado, de gerenciamento do estresse, das emoções e da sua vida, é extremamente importante para realmente incorporar a prática em seu dia a dia.

 

Abrir mão das expectativas sobre a prática também é uma boa estratégia para facilitar o seu engajamento e disciplina.

Tudo bem começar com poucos minutos por dia, se for muito desafiador no início. Com o tempo, com a sua intenção e o treino consistente de sua mente, você começará a perceber os benefícios e o bem-estar, e isso irá aumentar a sua habilidade de estar mais tempo na prática, assim como tornar um hábito e uma parte essencial da sua vida.

Quer começar mas não sabe como ou por onde?

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba uma prática guiada para facilitar a sua experiência!

 

 

5 Motivos para incluir o Mindfulness na sua vida
Rolar para o topo
Scroll Up