fbpx

Meditações de Autoconhecimento e de Motivação Intrínseca

Meditações de Autoconhecimento e de Motivação Intrínseca com Rogério Calia em São Paulo.

Parar, respirar e cultivar a qualidade da atenção que repousa sobre si mesma.

Isso faz sentido para monges nos templos. Isso faz sentido para pacientes nos hospitais. Mas qual é o sentido disso para os profissionais que conduzem a gestão nas empresas e organizações?

Sim, é verdade que foram comprovados os benefícios das meditações mindfulness para o bem estar e para a saúde no trabalho. No entanto, pesquisas empíricas recentes sugerem que os benefícios de mindfulness vão além de “bem-estar”.

Evidências recentes indicam que mindfulness também pode melhorar a atenção nas tarefas realizadas no trabalho, pode melhorar a atenção às motivações intrínsecas e aos valores pessoais no trabalho e podem melhorar a atenção para que as interações entre os integrantes dos times de trabalho sejam mais colaborativas e com menos conflitos pessoais.

Mas como aproveitar todo esse potencial na prática? Não sei.

Não sei, mas tenho um senso de direção para possíveis respostas, por meio de uma nova prática mental e de “um novo olhar” para ser testado.

A nova prática mental são as meditações de autoconhecimento que criei em parceria com Marcelo Demarzo e que aprimorei recentemente em trabalhos com diretores do Hospital das Clínicas USP Ribeirão Preto e com executivos de uma grande empresa de energia. E o novo olhar é uma teoria que estou propondo no meu concurso de livre docência na USP “Meditação Mindfulness como Criação de Sentido (sensemaking) Organizacional”.

Nos últimos 7 anos, desenvolvi meditações de autoconhecimento com base em autores como Kabat-Zinn, Demarzo, Scharmer, Platão (Sócrates), Frankl, Steger, Zajonc e, sobretudo, Rudolf Steiner em sua obra “Filosofia da Liberdade”. O intuito dessas meditações é aumentar a percepção de sentido de vida (em geral), de sentido de vida no trabalho e gerar maior clareza sobre o próprio senso de propósito. Resultados iniciais foram publicados no artigo anexado no link abaixo.

A ideia dessas meditações de autoconhecimento (para serem praticadas em sinergia com a meditação mindfulness com foco na respiração) é aumentar a conexão com valores essenciais e com propósitos aqui e agora com base em inspiração de cenas autobiográficas em que vivemos profundamente esses valores e propósitos descobertos pelo pensar ético criativo. Portanto, é uma construção em dois passos:

No primeiro passo, reconstruo e contemplo retrospectivamente uma cena de memória autobiográfica de vivenciar aspectos dos meus valores essenciais e dos meus propósitos. Com base nessa inspiração, sigo para o segundo passo e medito ao manter o foco da minha atenção na conexão que sinto com os valores e propósitos que vivem em mim aqui e agora.

Se vivo meus valores e propósitos de modo ainda mais genuíno, então fica mais factível compartilhar valores com outros profissionais, por meio de diálogos meditativos, e ajudar a melhorar a qualidade da atenção coletiva. Agora também fica mais factível lidar com o fluxo de situações que não fazem sentido e direcionar a atenção coletiva para criar novos sentidos (sensemaking) organizacionais.

***

Estes são os temas que nortearão a nossa experiência neste Workshop.

***

Rogério Calia é docente USP no curso de Administração no Campus de Ribeirão Preto. Trabalhou 8 anos na 3M (Teoria das Restrições, Seis Sigma e Sustentabilidade Ambiental). Doutorados em Engenharia de Produção e em Administração pela USP São Carlos e pela FGV. Pós doutorado em mindfulness em parceria com o Professor Marcelo Demarzo da Escola Paulista de Medicina. Realizou treinamentos de mindfulness na USP, Petrobras, Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Escola Paulista de Medicina, na Start Up CargoBr, e em vários MBAs USP e Ufscar.

http://www.scielo.br/pdf/ram/v19n5/1678-6971-ram-19-05-eRAMG180021.pdf

Leitura recomendada opcional:

http://a.co/d/3aj7e7K

Evento Colaborativo:

A Taxa de Inscrição é um valor consciente para que possamos contemplar os custos para a Organização do Workshop.

Dúvidas, por gentileza contactar WhatsApp: 11 94537-1701 – Adriana

Vagas limitadas!

INSCREVA-SE AQUI!

Meditações de Autoconhecimento e de Motivação Intrínseca
Rolar para o topo
Scroll Up