fbpx

Mindfulness e Florescimento Humano

Sabemos que os cuidados com a saúde mental é de extrema importância para vivermos bem, principalmente em tempos de crise, quando somos expostos a mais problemas e situações desafiadoras.

Se fizer uma busca pelo termo “saúde mental”, você encontrará rapidamente milhões de resultados sobre o tema e uma diversidade de dicas sobre como cuidar melhor da sua mente, prevenindo o adoecimento. A importância e relevância do tema também é percebida pelo grande número de profissionais e instituições que têm se dedicado a estudar, divulgar e compartilhar os conhecimentos construídos em suas pesquisas. 

Porém, é importante ressaltar, que saúde mental não se trata apenas da ausência de doenças, mas sim de um estado mais amplo de bem-estar e equilíbrio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é caracterizada por um estado de bem-estar no qual uma pessoa é capaz de apreciar a vida, trabalhar e contribuir para o meio no qual vive, ao mesmo tempo em que administra suas próprias emoções para lidar com os desafios da vida.

Não se trata de demonstrar um estado de felicidade o tempo todo, de estar sempre sorrindo independente de qualquer acontecimento ou circunstância, pois somos seres humanos, sociais e permeados por diversas emoções e sentimentos. Mas, quando falamos em saúde mental e emocional, estamos falando sobre saber lidar com os desafios da vida de maneira sadia e equilibrada, de encontrar prazer na vida cotidiana e de sentir-se bem com quem se é, buscando o que te faz bem e traz significado para a sua existência.

Esse estado de Bem-Estar e Felicidade Genuína vem da nossa permissão para o Florescimento Humano: Florescer, desenvolver-se, nutrindo-se de práticas benéficas que trazem crescimento pessoal e bem-estar, cultivando e melhorando a saúde mental e a qualidade de vida.

O conceito de Florescimento Humano vem da Psicologia Positiva, linha da Psicologia que utiliza-se das potencialidades e características positivas que todo ser humano tem e é capaz de nutrir. 

Dentro dessas características positivas que cultivam o estado de bem-estar, Dr. Martin Seligman, fundador da Psicologia Positiva destaca cinco elementos que, em conjunto, proporcionam bem-estar, saúde mental e nos traz o florescimento.

Neste artigo quero te apresentar esses elementos e como o Mindfulness pode ajudar você a colocá-los em prática em sua vida.


Mindfulness e Florescimento Humano

1 – Emoções Positivas (Positive Emotions): 

Sentimentos como alegria, esperança, amor, curiosidade, gratidão, compaixão. 

Quando nos permitimos ter esse tipo de emoções, estamos aumentando nosso bem-estar, nossa sensação de felicidade. 

Mindfulness nos auxilia a cultivar e perceber essas emoções e sentimentos, nos permitindo apreciar estes momentos, sem nos apegarmos a eles, mas registrando e sentindo sua presença.

2 – Engajamento (Engagement): 

Engajamento é estar plenamente presente onde está e no que se está fazendo, momento a momento. 

Quando nossa atenção está completamente focada em alguma atividade, hobby ou trabalho, dizemos que entramos em estado de flow, e nesse estado, não vemos o tempo passar, estamos focados e presentes, imersos no estado de plena presença. 

Presença: este é mais um elemento no qual a prática de Mindfulness nos auxilia, pois é na prática que exercitamos a atenção plena, o foco, a gestão emocional necessária para se permitir estar onde realmente estamos.

3 – Relacionamentos (Relationships): 

Seja o relacionamento amoroso, as amizades, as relações familiares ou profissionais, é fato que as relações são fundamentais para o bem-estar humano, para a saúde física e mental. 

Estamos vendo, de forma ainda mais intensa nesse momento de isolamento social, o quanto nos faz bem estarmos em contato com aqueles que amamos, conversar e estar presente. 

Quando praticamos a atenção plena em nossa vida diária, melhoramos a qualidade das nossas relações, tornando-as mais saudáveis e benéficas para todos os envolvidos, já que nos tornamos menos reativos e mais compassivos e atentos, evitando atritos desnecessários, evitando desgastes e aumentando momentos de alegria compartilhada.

4 – Propósito (Meaning): 

Aqui estamos falando sobre encontrar algo com significado, que faça sentido em sua vida. E esse algo pode ser o trabalho, pode ser algum tipo de voluntariado, sua religião ou alguma coisa que você faça que melhore a vida das outras pessoas ou que transforme a sociedade de maneira positiva. Colocar o seu Propósito em prática não necessariamente implica em grandes ações, mas se enquadra também na maneira como você enxerga a vida e como você coloca isso em prática em cada pequena ação que pode realizar. 

Mindfulness é puro autoconhecimento. Com a prática se torna mais fácil ter clareza de de suas habilidades, dons e talentos, os valores que orientam a sua vida. Assim,  seu propósito vai se manifestando em todas as suas ações, trazendo significado para a sua vida e conexões verdadeiras com as pessoas ao seu entorno.

5 – Conquistas (Accomplishment): 

Estabelecer metas e objetivos e conseguir alcançá-los nos traz um grande senso de bem-estar, nos traz sentido na vida. 

Quando você tem clareza do seu Propósito e do que te movimenta na vida, você também tem mais força e confiança para fazer acontecer seus objetivos.

Com a prática da atenção plena, em conjunto com os demais elementos, conseguimos construir uma visão de futuro, englobando o que é importante para nós, o que nos faz bem, o que temos como propósito e objetivos de vida. Mindfulness também é importante para estarmos na vida com abertura, gentileza e curiosidade, apreciando toda a nossa jornada, e não buscando construir algo olhando só para o resultado.


Esses cinco elementos em conjunto são chamados pelo autor de PERMA. 

Como você pode ver, seu cultivo nos traz bem-estar, qualidade de vida e melhoras em nossa saúde de forma geral, nutrindo bons hábitos e bons relacionamentos. 

Com motivação e autoconhecimento, aliados à prática diária do Mindfulness, que nos traz inúmeros benefícios além dos já mencionados, é mais fácil chegar a esse estado de equilíbrio e bem-estar que tanto almejamos.


Quer conhecer um pouco mais sobre Mindfulness e seus benefícios?
Leia esse artigo aqui: COMO COMEÇAR A MEDITAR

E para você que já conhece Mindfulness mas encontra dificuldades para implementar e manter o hábito em seu dia-a-dia, participe da nosso Programa de Mindfulness de 08 semanas.

Um treinamento completo com o passo a passo para você engajar em sua prática diária!

Mindfulness e Florescimento Humano
Rolar para o topo
Scroll Up